quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Raro brilhante

Corrupção, escândalos, outro ministro caindo, a crise na Europa, a pacificação da Rocinha, as sucessivas decisões no futebol. Roda mundo, roda-gigante, rodamoinho, roda pião e o tempo rodando num instante nas voltas do meu coração, segundo já disse o poeta. Não falta assunto nessa roda-viva, a velha máxima do mundo mudar a cada segundo. Às vezes falta iniciativa, de quando em vez disposição, mas do temário ninguém pode reclamar, há muitas alternativas.
Num contraponto ao rol interminável de abordagens possíveis, falarei de musa anônima, inspiradora de alguém muito próximo de mim. Uma pedra preciosa de muitos quilates, embora se apresente com sobriedade e simplicidade incomuns. O aprimoramento da existência depende da permanente lapidação do diamante bruto que somos ao nascermos. Transformá-lo numa joia de grande valia resulta do trabalho dedicado, paciente e exaustivo ao longo de toda a vida. Jamais conseguimos chegar à perfeição, o trabalho sempre se vê interrompido durante o percurso, uns mais cedo, outros mais tarde. Entretanto, há brilhantes naturais, com menos arestas, cujo polimento exige menos sacrifício em razão da maior generosidade da natureza com eles. São criaturas iluminadas, confundidas com brilhantes muito especiais. Assim é a personagem homenageada por mim.
Bastante reservada, gestos recatados, fala baixa e tranquila, seria imperceptível não fosse o brilho próprio e o magnetismo natural. Sua aura emana energia positiva todo o tempo, sua presença suave equilibra o ambiente. Enfim, uma exceção num mundo conturbado e conflituoso ao qual nos acostumamos. Ao acalentar os sonhos de outra pessoa rara, com a qual tenho permanente convívio, potencializa a propagação de positividade entre nós.
Seu lapidar rotineiro completa hoje vinte e um anos, maioridade formalizada nesse plano inferior habitado por nós. Sua caminhada se mostra firme e imperturbável, quase levitando pelos tortuosos caminhos a percorrer. Seus objetivos solidários e suas ações humanitárias expressam o que de melhor indicam seus olhos mansos, espelhos de uma serenidade inabalável. A felicidade longeva se colhe no semear do amor ao próximo, na preservação do carinho irradiado, no despojamento, nas atitudes mais nobres. Nesse aspecto nossa pequena musa se agiganta, refletindo sua poderosa luz em forma de filosofia de vida. Obrigado por compartilhar conosco, mais diretamente com alguém tão especial para nós, sua maneira singela e construtiva de ser. Desejo a você uma caminhada longa e sublime, harmonizada e apoiada pela alma gêmea do caminhante ao seu lado, semente de amor que orgulhosamente ajudei a gerar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário